Chá de Bençãos

Os rituais existem desde o principio da historia da humanidade, marcam as passagens de nossas vidas e nos ajudam tanto a celebrar bons momentos quanto atravessar fases difíceis.

Durante a gestação, a mulher passa por transformações em todos os níveis (físico, emocional, espiritual) enquanto prepara-se para a chegada de seu bebê. Este é um momento de grandes expectativas, preocupações e esperanças e o apoio da comunidade (especialmente feminina) da qual ela faz parte é fundamental.

Ritualizar a passagem para a maternidade é uma pratica ancestral entre mulheres, a qual foi se transformando nas ultimas décadas. O que conhecemos hoje que simboliza esta pratica são os chás de bebê, quando a futura mãe recebe sua rede de amigas, familiares e comadres para celebrar a chegada da maternidade. Embora este evento seja marcado pelo apoio social, hoje em dia é também muito focado no material.

Para resgatar o verdadeiro significado e objetivo deste evento, algumas mulheres grávidas vêm optando por um chá de bênçãos, uma das mais bonitas – e mais espirituais – maneiras de celebrar a chegada de um novo ser.

Organizar um chá de bênçãos é muito mais fácil do que parece! Longe das complexidades de um chá de bebê convencional, com a preparação de listas de presentes, decoração e brincadeiras, o objetivo da bênção é simplesmente celebrar a futura mãe.

O chá de bênçãos é feito para inspirar, incentivar e encorajar a futura mãe pouco antes de ela dá à luz a seu bebê. Este é um evento muito cerimonial e as convidadas são estimuladas a trazer um poema, uma canção, oração, ou texto sobre a gravidez, parto ou maternidade e um cordão que será adornado com cristais ou pingentes para simbolizar o laço entre elas.

Normalmente, nos chás de bênçãos, um altar ou espaço é criado para reunir símbolos que representem a fertilidade, o nascimento ou a maternidade. Velas e flores ajudam a construir um ambiente íntimo e agradável. Com a mãe expectante no centro (ela é o foco do evento!) todas se reúnem e as convidadas leem as mensagens que trouxeram, e amarram seus laços ou adornam o colar para que a mãe possa usá-lo durante o trabalho de parto (ou mantê-lo por perto, se preferir).

Os cristais (pedras semi-preciosas) ou pinjentes que cada um colocar serão um lembrete de todo o amor e apoio que ela tem. Como o trabalho de parto pode ser desafiador, é importante que a mãe sinta a força de suas amigas e familiares, enquanto acolhe seu bebê ao mundo.

O nascimento de um bebê é visto como um rito de passagem para as mulheres e o chá de bênçãos pode contribuir para que a mulher se sinta mentalmente, fisicamente e emocionalmente pronta para dar à luz

As mulheres que escolhem o chá de bênçãos geralmente buscam algo mais íntimo do que o chá de bebê convencional, ou um evento que não seja exclusivamente sobre o bebê. Ela`s querem se sentir mais preparadas e empoderadas para o nascimento, especialmente quando estão se preparando para um parto normal.

O chá de bênçãos é normalmente realizado no final da gravidez – cerca de 36 a 38 semanas – e a intenção é reunir sua rede mais próxima de mulheres, normalmente entre 10 a 20 amigas e familiares estão envolvidas. Também é extremamente importante que o evento seja planejado e conduzido por uma de suas amigas ou irmãs mais próximas e que ela não se envolva nos detalhes da organização.

Veja abaixo algumas ideias de como tornar um chá de bênçãos agradável e emocionante, mas não se limite a estas sugestões. O importante é, conhecendo bem a mulher em questão, que sejam realizadas atividades que tenham a ver com ela.

  • Cada convidada pode trazer um prato favorito,
  • Ofereçam um escalda-pés com Aromaterapia à futura mãe. Vocês pode misturar óleos essenciais (como o de lavanda) a um pouco de sal grosso, adicionando à água morna para imergir os pés antes da cerimônia.
  • Cada convidada pode escrever uma oração ou bênção em um pedaço de tecido que poderá ser costurado como uma colcha para a mãe ou o seu bebê.
  • Façam uma coroa de flores para a futura mãe. Será algo simples, e sensível!
  • Façam desenhos ou um molde em gesso da barriga da mãe para que ela tenha como lembrança de sua gestação.
  • Compartilhem histórias de nascimentos positivas. Não há nada melhor do que ouvir sobre boas experiências antes de parir.

Independentemente da forma que você decida realizar este evento, o mais importante é poder demostrar todo o amor que sente por esta mulher e todo o apoio que oferece a ela neste momento importante da vida.

Você também pode gostar de:

blog

Obstetra

Obstare, do latim “estar ao lado”, é raiz do termo obstetrícia. Obstetra é o médico que estuda a reprodução e nascimento e acompanha a mulher

Continuar lendo »
blog

O ambiente do parto

Como falamos no texto sobre os hormônios do parto, há uma grande variedade de substâncias sendo produzidas pelo organismo feminino durante o trabalho de parto. Independente do

Continuar lendo »

Envie uma mensagem: