Os filhos dos outros, espelho de nós mesmos
13 de julho de 2016
Relato de parto: mãe solo
18 de julho de 2016

Os rituais existem desde o principio da historia da humanidade, marcam as passagens de nossas vidas e nos ajudam tanto a celebrar bons momentos quanto atravessar fases difíceis.

Durante a gestação, a mulher passa por transformações em todos os níveis (físico, emocional, espiritual) enquanto prepara-se para a chegada de seu bebê. Este é um momento de grandes expectativas, preocupações e esperanças e o apoio da comunidade (especialmente feminina) da qual ela faz parte é fundamental.

Ritualizar a passagem para a maternidade é uma pratica ancestral entre mulheres, a qual foi se transformando nas ultimas décadas. O que conhecemos hoje que simboliza esta pratica são os chás de bebê, quando a futura mãe recebe sua rede de amigas, familiares e comadres para celebrar a chegada da maternidade. Embora este evento seja marcado pelo apoio social, hoje em dia é também muito focado no material.

Para resgatar o verdadeiro significado e objetivo deste evento, algumas mulheres grávidas vêm optando por um chá de bênçãos, uma das mais bonitas – e mais espirituais – maneiras de celebrar a chegada de um novo ser.

Organizar um chá de bênçãos é muito mais fácil do que parece! Longe das complexidades de um chá de bebê convencional, com a preparação de listas de presentes, decoração e brincadeiras, o objetivo da bênção é simplesmente celebrar a futura mãe.

O chá de bênçãos é feito para inspirar, incentivar e encorajar a futura mãe pouco antes de ela dá à luz a seu bebê. Este é um evento muito cerimonial e as convidadas são estimuladas a trazer um poema, uma canção, oração, ou texto sobre a gravidez, parto ou maternidade e um cordão que será adornado com cristais ou pingentes para simbolizar o laço entre elas.

Normalmente, nos chás de bênçãos, um altar ou espaço é criado para reunir símbolos que representem a fertilidade, o nascimento ou a maternidade. Velas e flores ajudam a construir um ambiente íntimo e agradável. Com a mãe expectante no centro (ela é o foco do evento!) todas se reúnem e as convidadas leem as mensagens que trouxeram, e amarram seus laços ou adornam o colar para que a mãe possa usá-lo durante o trabalho de parto (ou mantê-lo por perto, se preferir).

Os cristais (pedras semi-preciosas) ou pinjentes que cada um colocar serão um lembrete de todo o amor e apoio que ela tem. Como o trabalho de parto pode ser desafiador, é importante que a mãe sinta a força de suas amigas e familiares, enquanto acolhe seu bebê ao mundo.

O nascimento de um bebê é visto como um rito de passagem para as mulheres e o chá de bênçãos pode contribuir para que a mulher se sinta mentalmente, fisicamente e emocionalmente pronta para dar à luz

As mulheres que escolhem o chá de bênçãos geralmente buscam algo mais íntimo do que o chá de bebê convencional, ou um evento que não seja exclusivamente sobre o bebê. Ela`s querem se sentir mais preparadas e empoderadas para o nascimento, especialmente quando estão se preparando para um parto normal.

O chá de bênçãos é normalmente realizado no final da gravidez – cerca de 36 a 38 semanas – e a intenção é reunir sua rede mais próxima de mulheres, normalmente entre 10 a 20 amigas e familiares estão envolvidas. Também é extremamente importante que o evento seja planejado e conduzido por uma de suas amigas ou irmãs mais próximas e que ela não se envolva nos detalhes da organização.

Veja abaixo algumas ideias de como tornar um chá de bênçãos agradável e emocionante, mas não se limite a estas sugestões. O importante é, conhecendo bem a mulher em questão, que sejam realizadas atividades que tenham a ver com ela.

  • Cada convidada pode trazer um prato favorito,
  • Ofereçam um escalda-pés com Aromaterapia à futura mãe. Vocês pode misturar óleos essenciais (como o de lavanda) a um pouco de sal grosso, adicionando à água morna para imergir os pés antes da cerimônia.
  • Cada convidada pode escrever uma oração ou bênção em um pedaço de tecido que poderá ser costurado como uma colcha para a mãe ou o seu bebê.
  • Façam uma coroa de flores para a futura mãe. Será algo simples, e sensível!
  • Façam desenhos ou um molde em gesso da barriga da mãe para que ela tenha como lembrança de sua gestação.
  • Compartilhem histórias de nascimentos positivas. Não há nada melhor do que ouvir sobre boas experiências antes de parir.

Independentemente da forma que você decida realizar este evento, o mais importante é poder demostrar todo o amor que sente por esta mulher e todo o apoio que oferece a ela neste momento importante da vida.

 

4 Comentários

  1. Claudia disse:

    Fiquei emocionada só de ler… Divino! Obrigada por compartilhar.

  2. Eunice disse:

    Lindo, maravilhoso,vou organizar um para minha filha

  3. Daniele Almeida Bueno disse:

    Olá… gostaria de uma opinião…não gosto daquelas brincadeiras de chá de bebê…nem dos castigos… mas queria fazer um…será que posso adaptar algumas coisas do chá de bênção…e inovar no meu chá de bebê??? Ou tem q ser algo exclusivo?

    • Pode adaptar totalmente! O chá de bebê pode ter uma benção no meio. É lindo e não tem uma receita pronta.
      Deixe sua imaginação livre para criar o evento que tiver mais a ver com você.
      É legal pedir ajuda para uma amiga para que ela possa conduzir em alguns momentos, mesmo que vc escolha o que vai acontecer.

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa