Formas de uso e preparo em Aromaterapia

Intervenções médicas e rotina hospitalar na atenção ao parto
20 de agosto de 2015
Lei que autoriza doulas em salas de parto é aprovada em João Pessoa
17 de setembro de 2015

Para que alcancemos o efeito terapêutico da aromaterapia é necessário utilizar óleos essenciais naturais, 100% puros. A eficiência dos tratamentos aromaterapêuticos depende da pureza e qualidade dos óleos essenciais e da maneira de usá-los.

Existem distintas possibilidades para o uso e aplicação dos óleos essenciais. Tanto para tratamentos sugeridos por terapeutas, quanto para o auto-cuidado, é importante saber quais as formas de utilização e vias de ação dos óleos essenciais para que seu uso seja seguro e efetivo.

Os modos de aplicação da aromaterapia mais comuns são:

Spray de ambiente: Pode-se aromatizar um ambiente preparando 100ml de água quente ou álcool adicionados de 4 a 6 gotas de uma mistura de óleos essenciais desejados. Agitar muito bem o preparado e coloca-lo em um frasco que se pulveriza pelo local. Evitar que o liquido entre em contato com madeira, alimentos e bebidas.

Banhos: Os banhos aromáticos são uma das formas mais agradáveis de receber os benefícios dos óleos essenciais já que dissolvidos em água, os óleos penetram através da pele, alcançando todos os órgãos e influenciando todos os sistemas e sentidos. Adicione 8 a 10 gotas do óleo ou da mistura de óleos escolhida em uma colher de mel ou leite integral (para que seja possível sua dissolução em agua) e adicione à banheira. Em algumas ocasiões este tratamento pode ser complementado com uma massagem.

Escalda-pés: Não apenas indicado para relaxar e resfrescar pés cansados, inchados ou doloridos, mas também para estimular outras zonas do corpo. A reflexologia, assim como a acupuntura, se baseia na correspondência de pontos específicos do corpo com órgãos e crê que, na planta dos pés existem pontos reflexos de todos os sistemas orgânicos. Desta forma se massageiam os pés em imersão, friccionando sua sola, os óleos essenciais são absorvidos nesta área e beneficiam o organismo como todo. Para isso, acrescente 4 a 5 gotas do óleo essencial ou da mistura escolhida à uma colher de sal grosso e despeje na água, iniciando a imersão de seus pés.

Compressas: Podem ser aplicadas quentes ou frias. As compressas frias são indicadas para aliviar dores de contusões ou feridas, inchaço, inflamação e baixar febre. Em contra partida, as compressas quentes são empregadas para estimular a circulação, abrir os poros da pele, aliviar dores de causas internas, como cólicas e artrites. Aplicar as compresas diretamente na área a ser tratada, embebidas em uma solução de água e 6 a 8 gotas do OE ou mistura para cada litro de agua.

Enxagues bucais e gargarejos: Idealmente utilizado como método higiênico e para aliviar dores e sensibilidades de gengiva e garganta. Basta agregar uma gota de OE em um copo com agua quente e agitar energeticamente dentro da boca e cuspir.

Inalação: É a maneira mais antiga e simples de provar os efeitos positivos da Aromaterapia. Inalar o aroma de um óleo essencial transporta suas propriedades por todo o organismo. Se pode inalar de um tecido, no travesseiro em que dormimos, através de incensos, vaporizadores ou difusores através de uma fonte de calor em que o aumento de temperatura facilite a volatizacao do óleo em ambiente.

Difusor: Se trata de recipientes geralmente de vidro ou cerâmica que contem uma mescla de agua e óleos essenciais, aproximadamente 5 gotas por 3 colheres de agua, que se aquecem com a chama de uma vela, lâmpada ou eletricidade. Ao aquecer, o vapor que desprende-se da mistura se expande por todo o ambiente. Servem para criar uma atmosfera agradável, para amenizar questões psicológicas e emocionais, renovar o ar, espantar insetos e eliminar germes.

Vaporização: Mesclar em um recipiente água muito quente e umas gotas de óleo essencial (concentração depende da função do uso). O vapor aromatizado deve ser inalado suavemente o vapor desprendido – pode cobrir a cabeca com uma toalha para não dispersar rapidamente. O recomendável é fazer por 5 minutos a cada 4 horas, no máximo, pois pode irritar a mucosa nasal. Contra indicado para pessoas que apresentam asma.

Saunas e banhos de vapor: Indicados para eliminiar as toxinas do organismo, ja que a atmosfera quente e úmida aumenta a circulação sanguínea e abre os poros da pele. Se toma um banho de vapor, aplicar em um pano de algodão dez gotas de óleos essenciais que liberarão seus aromas e propriedades desintoxicantes e curativas e serão aspiradas juntamente ao vapor do ambiente. No caso da sauna, adicionar 3 gotas para cada 500 ml de agua que se jogará na fonte de calor.

Anel de Lâmpada: colocado sobre uma lâmpada acesa. O calor promove a vaporização do OE. Pingar o óleo em água, nunca diretamente sobre a lâmpada.

Saches ou Pout Porris: Recipientes com rolhas, sementes, folhas, ou trouxinhas de tecidos com algodão que perfumam ambientes pequenos e dentro de móveis.

Pomadas: Receitas caseiras com creme neutro e O.V e depois agrega aos O.E. Para 30gr de creme ou pomada 15 gotas de O.E.

Massagem Terapêutica: Exerce ação terapêutica pela absorção cutânea e pela inalação do odor. Normalmente se usa 30ml de O.V com 10 gotas de O.E. Estimulam o fluxo sangüíneo além de atuar no sistema límbico.

Aplicação Direta: Em alguns casos de Primeiros Socorros a aplicação diretamente na zona a tratar é segura. Os únicos óleos a serem usados topicamente são lavanda e tea tree. Especialmente útil para ferimentos, queimaduras.

 

2 Comentários

  1. Prem Madhuri disse:

    Oi Raquel,
    A dúvida fica também em relação às indicação de cada óleo para a gestante. Desde os pródromos até pós parto. Ouço bastante falar dá efetividade dos OE de jasmim, canela, sálvia esclareia para aumentar as contratações quando é necessário, por exemplo. Mas quando é porque usar cada um deles? E o gerânio também. Agradeço a seu maravilhoso trabalho. Aguardo sua resposta.
    PS: não estou usando muito o Facebook, então acompanho mais os vídeos do YouTube. Não há formas de comentar e interagir nos vídeos?

    • Oi Prem. Obrigada por seu comentário.
      O objetivo deste post foi explicar sobre as formas de uso e especialmente cuidados que devemos ter ao usar a aromaterapia – que é um vasto campo de conhecimento que requer um aprofundamento maior. Fica bem-vinda a sugestão para um futuro post sobre alguns dos principais óleos que utilizo em minha prática – quem sabe um vídeo do YouTube 😉

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa