Cascata de intervenções
24 de fevereiro de 2016
A recepção do bebê e primeiros cuidados
4 de março de 2016

A neonatologia é o ramo da pediatria que acompanha o bebê desde o seu nascimento até os 28 dias de vida, período em que ele é considerado um recém nascido. O médico que pretende atuar nesta área precisa fazer, depois da faculdade de medicina, uma residência na área de pediatria e uma posterior especialização voltada para os cuidados com o neonato.

Nos partos hospitalares, é obrigatória a presença do pediatra. A gestante pode ser atendida por um plantonista da equipe do hospital, ou buscar previamente um pediatra particular para compor o grupo de profissionais que estarão com ela durante o parto. Ter um pediatra humanizado neste momento pode assegurar que, logo ao nascer, o recém nascido será colocado imediatamente no colo da mãe, pele a pele; mamará em sua primeira hora de vida e será examinado com cuidado somente após todo este contato inicial com sua mãe. Alguns hospitais ainda mantém protocolos como limpar e examinar o bebê assim que nasce, adiando este contato fundamental que tanto contribui na formação do vínculo entre o bebê e sua família. 

Nas primeiras horas de vida, o manipulação do bebê deve ser suave, evitando movimentos bruscos que possam causar desconforto. A essência da assistência humanizada ao recém nascido está em atender da melhor forma possível as necessidades de cada família nesse momento especial, sem ceder aos procedimentos hospitalares rotineiros que, em muitos casos, são desnecessários.

Todo o cuidado na escolha dos profissionais que acompanharão a gestante também deve ser aplicado para a escolha deste importante profissional que presta a assistência ao bebê durante e após o nascimento. Apos nove meses de amor e protecao dentro do útero, mãe e bebê merecem um pediatra acolhedor, que possa protege-los e sanar dúvidas que os pais possam ter.

 

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa