Planejar, entregar e aceitar

planodeparto
A importância do plano de parto
18 de janeiro de 2016
locaisdeparto
Locais de parto
26 de janeiro de 2016

Ontem, falamos sobre o plano de parto e as vantagens de redigir um. O mais importante da elaboração do plano de parto é a reflexão que a gestante se propõe a fazer, além do estudo sobre o que de fato acontece na assistência à mãe e ao bebê. Porém, o parto não é um acontecimento previsível, então é sempre presente a possibilidade de que o plano sofra adaptações , conforme o parto evolui.

Uma boa preparação psicológica vale tanto quanto (ou mais que) um plano de parto bem elaborado. Você pode pesquisar na internet (alem dos artigos da Comparto, você encontra informação de confiança nos sites do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde, Biblioteca Cochrane, Parto do Princípio, Childbirth Connection, entre outros), participar de grupos para mães (há grupos de apoio ao parto por todo o Brasil e se você desejar, entre em contato para solicitar indicações) e dialogar abertamente com os profissionais que a acompanharão o parto para facilitar seu entendimento do que poderá acontecer – entre outras responsabilidades, também é papel da doula, nas sessões pré-parto, munir a gestante de informações pertinentes, indicar fontes de leitura, explicar processos e ajudar nessa preparação tão essencial que empodera a família para a tomada de decisões

Ter um parto natural e sem intervenções é o sonho de muitas gestantes, que passam meses se preparando para o grande evento e quando o parto não acontece como planejado, sentir-se decepcionada é quase inevitável. Pode ser que você precise passar por uma indução, intervenções ou mesmo por uma cesárea, mas isso não diminui a sacralidade e a beleza do nascimento.

Além da informação formal, encontrada na literatura, internet ou através de profissionais, leia relatos de mães que tiveram partos completamente diferentes daquilo que haviam planejado (ainda nesta semana, compartilharemos um, fiquem atentas!). Quando você conhece os possíveis imprevistos que podem ocorrer, assim como quais intervenções podem tornar-se necessárias para manter sua saúde e do seu bebê, fica mais fácil entender e elaborar uma mudança nos planos.

Seja seguindo exatamente o plano de parto, seja seguindo um curso próprio, o nascimento de uma criança é sempre especial e mágico para a família e para quem o acompanha. Não gaste energia querendo prever ou definir tudo que vai acontecer e reserve um espaço para o inesperado, surpreendente, e aproveite tudo que esse momento tem a oferecer com confiança, entrega e aceitação!

 

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa