locaisdeparto
Locais de parto
26 de janeiro de 2016
equipedeparto
Equipe de Parto
1 de fevereiro de 2016

Como falamos no texto sobre os hormônios do parto , há uma grande variedade de substâncias sendo produzidas pelo organismo feminino durante o trabalho de parto. Independente do local escolhido para o nascimento, o ideal é que o ambiente seja cuidadosamente escolhido e preparado para oferecer o máximo de conforto e privacidade para a parturiente.

Ambiente tranquilo e seguro
Criar uma atmosfera calma e livre de estresse, favorece a evolução do trabalho de parto, pois há menor liberação de adrenalina, hormônio que diminui o ritmo das contrações. Controlar barulhos excessivos, evitar movimentação de profissionais entrando e saindo do quarto, permitir à gestante o acompanhamento de uma doula (além do acompanhante garantido por lei) e, especialmente, assegurar sua privacidade e segurança  são maneiras de manter um ambiente adequado para o parto.

Luminosidade baixa
A luz baixa, além de favorecer a secreção de melatonina (um dos hormônios sinérgicos da ocitocina), cria um ambiente de maior introspecção e intimidade, mais confortável para a parturiente e suave para o bebê, que sairá do útero, escuro, para o mundo.

Banheira e chuveiro
A água morna relaxa o corpo, ameniza a dor das contrações e contribui com a dilatação do colo do útero. Ter um chuveiro ou banheira disponível no ambiente de parto garante conforto em todas as fases do trabalho de parto e a imersão em banheira, principalmente quando utilizada na fase ativa do trabalho de parto é reconhecida como uma das mais efetivas medidas não farmacológicas de alívio da dor.

Sons, aromas, sabores
As sensações que a parturiente vivencia em trabalho de parto também exercem grande influência sobre sua experiência. “O silêncio é ouro” e deve ser mantido sempre que possível, mas uma boa música de fundo também pode ser uma ótima ideia para descontrair, relaxar, fluir e se entregar – por isso, vale a pena investir em uma playlist especial para este dia! Assim como a música, os aromas podem criar um clima agradável e até mesmo facilitar o trabalho de parto. Poucas gotinhas de óleos essenciais 100% naturais aromatizam o ambiente (com o uso de um difusor de cerâmica ou elétrico) e produzem efeitos fisiológicos incríveis. Além disso, ter à disposição alimentos e bebidas saudáveis, leves, saborosos e energéticos é fundamental.

Espaço 
É importante que haja espaço suficiente, que permita à gestante deitar, manter-se de pé, caminhar, movimentar e posicionar-se da maneira que achar melhor, podendo alternar entre estas opções. Muitas vezes, mudar de ambiente pode renovar o clima no parto e facilitar que a mulher a encontre um local onde se sinta melhor.

Acessórios
Banqueta de parto e bola suíça (bola de pilates) podem auxiliar o posicionamento e proporcionar apoio para a gestante em diferentes posições. Outro item interessante que pode estar acessível no parto é o rebozo, uma espécie de manta que as doulas utilizam para realizar alongamentos, massagens e manobras que contribuam com o nascimento.

Além dos itens descritos acima, é muito importante que as pessoas que estejam acompanhando o parto também estejam tranquilas, concentradas e totalmente presentes. A ambientação adequada para o parto é um assunto que a gestante pode conversar com os profissionais que a acompanharão, assim como a instituição elegida para o parto, certificando-se destas possibilidades. Afinal, pequenos “detalhes” podem fazer toda a diferença!

1 Comentário

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa