Formas de uso e preparo em fitoterapia
14 de junho de 2016
Dores nas costas durante a gestação
27 de junho de 2016

A Reflexologia é um método terapêutico ancestral praticada por vários povos. É um modo seguro, suave, eficaz e fácil de tratar diversas queixas e vem conquistando cada vez mais adeptos. No Ocidente tornou-se conhecida, principalmente, após trabalhos do americano William Fitzgerald, reconhecido como pioneiro da chamada Teoria das Zonas, base moderna da Reflexologia. Para os bebês, é eficaz no alívio de cólicas, combate as dores e ajuda-os a relaxar. É ao mesmo tempo uma ótima maneira de criar vínculo com o bebê, já que o toque é essencial para seu desenvolvimento, proporcionando senso de segurança e nutrição de seu corpo, mente e alma. Representa, ainda, uma alternativa natural, livre de drogas, em um mundo repleto de soluções químicas.

A importância do toque é completamente subestimada na sociedade moderna. Todos os mamíferos se tocam, e todos os primatas o fazem de maneira comunicativa. O tato está relacionado com a pele (sensores nervosos estendem-se por toda a epiderme), a qual se origina da mesma parte embrionária que o cérebro e as membranas dos órgãos internos. Esta profunda relação aponta para a relevância de se acariciar bebês para estimulá-los.

Contudo, é necessário o esclarecimento das diferenças entre a Massagem e a Reflexologia aplicadas em bebês, já que muitas vezes são confundidas. A massagem completa, suave e firme é uma forma maravilhosa de laço afetivo entre mãe e bebê, especialmente quando não há nenhum problema específico. A Reflexologia, em contrapartida, é um tratamento aplicado deliberadamente em pontos reflexos correspondentes a problemas de saúde verificados. No tratamento de bebês com cólicas são trabalhadas as áreas relacionadas ao sistema digestivo, pescoço e costas.

O plano de tratamento é desenvolvido após entrevista com a mãe e avaliação inicial do bebê. Em seguida, estabelecem-se as bases do tratamento, número e freqüência de sessões. O tratamento geralmente é mais intenso no início, espaçando-se as sessões conforme as respostas do organismo. Cada sessão dura em média 40 minutos.

Qualquer bebê pode ser tratado reflexologicamente logo após o nascimento, ou seja, não é necessário que se espere por sinais de cólica. Um momento para uma massagem reflexológica pode ser integrada à rotina diária da família, por isso o terapeuta tem papel importante em ensinar aos pais como massagear seus filhos de maneira eficaz.

 

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa