TOP 10! Indicação de obstetras humanizados em SP
16 de fevereiro de 2016
O papel do anestesista
22 de fevereiro de 2016

Em 2014, a Fundação Oswaldo Cruz divulgou a pesquisa Nascer no Brasil, que tratou do problema da epidemia de cesáreas no país. Uma das descobertas do estudo foi que 70% das brasileiras têm preferência pelo parto normal no início da gestação. Entre as primeiras semanas e o final da gravidez, a falta de informação pode ser um dos fatores que leva a gestante a ser induzida ao parto cirúrgico.

Nesta semana trouxemos um relato diferente! Como estamos falando do papel do obstetra nesta semana, buscamos justamente a experiência de um, o Dr. Braulio Zorzella, que tem uma taxa de mais de 90% de partos normais. Em seu blog, “Parto que Pariu”, ele narra a história de uma gestante que chegou para dar à luz em um de seus plantões.

Com 23 anos e duas cesáreas anteriores, a gestante já chegou ao hospital pedindo por cesárea. Devido a dor das contrações, ela não conseguia se concentrar para conversar. Braulio, então, chamou o anestesista e pediu que a administrasse uma pequena dosagem de anestésico, para que as dores fossem aliviadas, mas a parturiente continuasse ativa no processo.

Quando a dor cessou, o obstetra pôde ouvi-la e assustou-se como, durante todo o pré natal, nenhum profissional havia reservado um tempo para conversar e esclarecer suas dúvidas. Ele a assegurou que o parto normal era possível, deixando claro que poderia fazer a cesárea se essa fosse a escolha dela. Com o apoio do médico, a gestante logo percebeu que era capaz e confiou nos instintos do seu corpo. Seu bebê nasceu depois de poucas contrações, com uma saúde perfeita.

Os números da pesquisa da Fiocruz comprovam que, infelizmente, desfechos como este . não são muito comuns no setor público. No final de seu relato, Dr. Braulio Zorzella faz um apelo: “Caros cesaristas de plantão: elas pedem por ajuda e não por cesárea!”. Pouco a pouco, assistimos a cultura se transformando. E a luta para a humanização do parto seja uma realidade em todo o Brasil continua!

 

Deixe uma resposta

https://www.netkart.org Στοίχημα paykasa