Terapias Naturais



Naturologia

A Naturologia é o conhecimento da área da saúde que estuda as aplicações das terapias naturais complementares. Dos métodos antigos e tradicionais aos tratamentos modernos de cuidado que utilizam elementos da natureza para promover saúde e bem-estar. Fundamenta-se na visão integral do ser humano, considerando os aspectos físico, mental, emocional, espiritual, ambiental e social. De acordo com o modelo de atenção humanizada, ênfase na escuta acolhedora e respeito à individualidade, a Naturologia envolve terapias que estimulam os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde e favorecem a relação harmônica do ser humano consigo, com a sociedade e com meio ambiente.

Terapias naturais na gestação, parto e pós parto

A gestação é um período de profundas transformações em diversos níveis. Algumas destas mudanças provocam desconfortos e podem interferir na qualidade de vida da gestante. Enquanto a maioria dos tratamentos alopáticos medicamentosos são contraindicados, as terapias naturais podem ser empregadas com o intuito de ampliar o bem-estar da mulher, contribuindo para seu equilíbrio e saúde, além de tratar, com simplicidade e eficácia, desconfortos comuns que possam surgir.

O uso das terapias naturais é benéfica em todo o período perinatal: na gestação (a partir da 12a semana) e preparação para o nascimento; durante o trabalho de parto para o manejo natural da dor, na recuperação pós-parto e adaptação familiar a esta nova fase da vida e, ainda, nos cuidados iniciais do bebê. O parceiro também beneficia-se em ser incluído na rotina de cuidados terapêuticos! Entretanto, as terapias naturais complementares devem ser utilizadas com muito critério e cautela: enquanto algumas práticas precisam ser adaptadas às gestantes, outras são totalmente contra-indicadas. Desta forma, é indispensável que sejam realizadas por um profissional qualificado e experiente.

Passe o mouse sobre as imagens abaixo e conheça melhor cada uma das terapias naturais que oferecemos: