Um dia para recordar: celebração da Campanha #CadaNascimentoImporta (29/11/2016)

Um grande encontro de pessoas especiais e comprometidas com o universo da gestação e do parto  humanizado. Esta definição traduz um pouco do que foi o evento da Comparto, realizado neste domingo (27), em São Paulo, para comemorar o sucesso da Campanha #CadaNascimentoImporta – financiamento coletivo promovido entre agosto e setembro de 2016 pelo Canal Mulheres de Impacto (Benfeitoria e Think Olga), que alcançou a meta para produzir e disseminar cada vez mais conteúdos de qualidade por meio de um novo portal, canal de youtube e a primeira conferência online de doulas.

A proposta era celebrar os resultados da Campanha com as pessoas que se empenharam em colaborar, entregar suas recompensas e compartilhar um pouco dos nossos ideais por meio das conversas de corredor e das apresentações preparadas pelos nossos parceiros. Fomos muito além. As famílias, crianças, amigos, parentes e apoiadores que passaram pela casinha do Cake – Design and Food Market, na Vila Madalena, onde nos instalamos por um dia, criaram um clima de confraternização em torno dos mesmos objetivos e confirmaram o poder da nossa rede unida.

Para Lia, “o evento, sem dúvida, trouxe essa sensação de que estamos no caminho certo e foi uma oportunidade tão gostosa de sair do mundo das ideias (online) e ver o impacto do que pregamos na vida real”. Para Raquel, ter reencontrado tantas mulheres e famílias que foram douladas – grande parte dos benfeitores da campanha –  com seus bebês crescidos, neste momento particularmente especial de sua trajetória (grávida de 35 semanas!) foi o ponto mais marcante, “foi muito especial olhar para cada daquelas mulheres e relembrar da força e amor que transbordaram em seus partos e me sentir inspirada para logo viver este momento também.”

No primeiro horário, a doula Janie Paula, do Buxixo de Mães, compartilhou suas experiências sobre o potencial transformador da maternidade. Ressaltou o valor em se ter uma rede de apoio na gestação, no parto, no pós-parto e na maternidade ativa e também o direito e a liberdade das famílias em criarem e exercerem seus próprios modelos de maternagem. No fim da manhã, Carol Pezzoni, jornalista e criadora da Escrevinharia – agência de conteúdo para crianças, apresentou as possibilidades da literatura infantil para a gestação e para a primeira infância. Falou sobre os diversos caminhos para a seleção de livros para crianças e concluiu o período com uma atividade de sensibilização sobre a liberdade e a variedade de leituras. No centro da roda estavam, é claro, os bebês e os livros.

À tarde, tivemos um debate-papo com a Thaiz Leão Gouvêa, do Mãe Solo, sobre seus desafios como designer, mãe e empreendedora na área da economia criativa, e também sobre os planos para o seu negócio em 2017. E, por último, Nana Lima, sócia da consultoria Think Eva, fez uma apresentação dinâmica e superinteressante sobre as influências da mídia no empoderamento feminino. Descobrimos, pelos dados apresentados, que as mulheres estão construindo uma nova forma de estar no mundo e a necessidade urgente de que as marcas transformem a sua maneira de representá-las e de se comunicar com elas.

No intervalo e ao longo da tarde, contamos com uma sessão de Contos de Fraldas (da Escrevinharia), com a ilustre presença e participação dos bebês, acompanhados de seus pais; Oficina de Jardinagem para as crianças; Espaço Sensorial – Pés Descalços; lançamento do livro Chora Lombar, da Thaiz Leão (Mãe Solo); e entrega de recompensas para colaboradores das campanhas da Mãe Solo e da Comparto. Além disso, a lojinha da Comparto seguiu suas atividades a todo vapor na alameda da casa, vendendo kits para parto e pós-parto, colares-mordedor, rebozos, livros e outros produtos para a gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê.

Com o dia de atividades chegado ao fim, assim com o ano de 2016, não poderíamos estar mais realizadas! O evento de celebração da Campanha nos proporcionou rever amigos, ver o que construímos e o que ainda queremos construir, ampliar a nossa rede, fortalecer nossas convicções e vivificar toda a razão de existir da Comparto, que é formar uma comunidade de atenção e respeito ao próximo, por meio do parto humanizado e dos primeiros cuidados à mãe e ao bebê. Colocamos, então, nossos pés e corações em 2017 agradecendo a todos que participaram das nossas atividades e à contribuição dos parceiros que nos ajudaram a fazer este dia tão bacana. Seguimos juntos.

Deixe uma resposta