comparto: uma história, muitos nascimentos

Os africanos costumam dizer que não é do dia em que saem do ventre materno que as pessoas nascem, mas sim do lugar e do instante em que elas são concebidas.” (O africano, Le Clézio)

Sabe aquele instante em que algo novo, uma ideia, uma cena, um gesto te surpreende e você percebe que será um divisor de águas na sua história? Dali em diante o pensamento se instaura e transforma o que você havia somado até então, muitas vezes fazendo com que tudo a sua volta pareça diferente? Assim aconteceu com a Comparto. E nos fez sentir renovadas! Por isso, pela primeira vez desde o nosso nascimento em 2012, viemos nos reapresentar.

O nosso ideal – a defesa de um parto humanizado como ferramenta de transformação social e do sujeito – permanece o mesmo. Para que esse trabalho possa alcançar a mais pessoas, a trajetória da empresa, que está conectada à experiência da sua fundadora, a Naturóloga e Doula Raquel Oliva, recebe agora a energia realizadora de sua irmã, Lia Oliva. E, quer saber, adotamos felizes o clichê de agora sermos um negócio para a família, feito em família.

Além de termos compartilhado o mesmo útero e tornado Mãe a mesma mulher, somos impulsionadas por um objetivo em comum: desenvolver um negócio novo, agente de transformações, que entregue algo útil para a sociedade, e melhore o mundo. Vemos essa postura como um ativismo prático, que começa pelo apoio à mulher grávida e envolve educar para a saúde, informar e cuidar da nova família neste processo. Nestes pilares, pautamos os nossos serviços.

A opção por um perfil de negócios que reconhecemos como empático, porque fundado nas relações humanas, é o caminho que encontramos para conectar as pessoas com a experiência do parto – não apenas as mulheres grávidas, mas a família ao seu redor, aqueles que já conheceram uma mulher grávida ou que simplesmente nasceram um dia. Afinal, tanto quanto no tempo dos nossos antepassados, criar uma criança requer uma comunidade, e amor.

Com esse desejo de formar uma rede de atenção e de respeito ao outro, colocamos a estrutura da Comparto à disposição de todas pessoas que acreditam na saúde e no bem-estar desde os primeiros cuidados com a mãe e o bebê. Estamos preparadas para recebê-los com a nossa escuta mais acolhedora, a fim de que descubram e redescubram o nascimento como o fenômeno mais natural e transformador possível.

Em sua atuação cabem muitos sentidos de animar: avivar, despertar, criar ânimo, dar alento, encorajar.

A origem da Comparto, em 2012, veio expandir este universo. Por meio do incentivo ao parto natural e da educação para a saúde, a Doula e Naturóloga Raquel Oliva exerce a sua prática. Sua vocação manifestou-se na medida em que empenhou o caráter persistente e sereno a uma vida sensibilizada pelos nascimentos, desde a infância.

Formou-se Naturóloga em 2007 e, a partir de 2009, especializou-se no cuidado às gestantes, bebês e famílias, participando intensivamente de congressos, cursos, workshops e vivências relacionadas ao tema.

Na Comparto, é a responsável pelo atendimento às gestantes, parturientes e puérperas e, ao mesmo tempo, pela curadoria de produtos propícios a este processo. Desenvolve as sugestões de uso para cada um deles e escreve para o nosso blog semanalmente, cumprindo mais um intuito do projeto: comunicar e compartilhar para empoderar.

Nascida em São Paulo, a 7 de março de 1984, de uma cesariana cujas circunstâncias imprecisas ainda a instigam, Raquel envolve-se em cada parto como uma possibilidade, não de reescrever a própria história, mas de dar a chance para quem chega ao mundo de ter um contato imediato com a mãe. E à mãe de poder contar a seu filho sobre o mundo.

Para conversar diretamente com a Raquel, escreva para:

raqueloliva@comparto.com.br

Se há um valor eminente no seu repertório, este é o respeito ao tempo – na sua leitura, sempre uma valiosa oportunidade de realizar algo. Este recurso natural, somado ao espaço, ambos propiciados pela Comparto, são as ferramentas para que a Gerente de Projetos  Lia Oliva coloque em prática a sua energia empreendedora.

À sua trilha acadêmica, que inclui a graduação em Hotelaria com especialização em organização de eventos (SENAC SP) e um curso de Gerenciamento de Projetos (FGV), soma-se uma experiência profissional de mais de 10  anos na área de eventos e viagens. Neste percurso, desenvolveu seu espírito crítico para os diferentes aspectos de um negócio, até que decidiu extrapolar o padrão corporativo tradicional em nome do seu potencial criativo e colaborativo a serviço de resultados.

À frente da operação do e-commerce  da Comparto, ambiente no qual é responsável pelo contato com fornecedores e parceiros e por garantir a excelência dos serviços ao cliente, assume o compromisso de selar um novo Ideal de negócio, segundo o qual o planejamento estratégico e as metas não são a antítese do sonho, mas a forma mais sustentável de realizá-lo plenamente.

A relação com as quatro irmãs e o parto que a trouxe ao mundo são suas grandes marcas de vida. Nascida em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1981, de uma cesariana de emergência traumática para sua mãe, Lia mantém-se atenta ao menor sinal de desafio e encara um a um com a convicção de que é assim que a gente transforma a nossa realidade.

Para conversar diretamente com a Lia, escreva para:

liaoliva@comparto.com.br