terapias naturais

naturologia

 

A Naturologia é o conhecimento da área da saúde que estuda as aplicações das terapias naturais complementares. Dos métodos antigos e tradicionais aos tratamentos modernos de cuidado que utilizam elementos da natureza para promover saúde e bem-estar. Fundamenta-se na visão integral do ser humano, considerando os aspectos físico, mental, emocional, espiritual, ambiental e social. De acordo com o modelo de atenção humanizada, ênfase na escuta acolhedora e respeito à individualidade, a Naturologia envolve terapias que estimulam os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde e favorecem a relação harmônica do ser humano consigo, com a sociedade e com meio ambiente.

terapias naturais na gestação, parto e pós parto

 

A gestação é um período de profundas transformações em diversos níveis. Algumas destas mudanças provocam desconfortos e podem interferir na qualidade de vida da gestante. Enquanto a maioria dos tratamentos alopáticos medicamentosos são contraindicados, as terapias naturais podem ser empregadas com o intuito de ampliar o bem-estar da mulher, contribuindo para seu equilíbrio e saúde, além de tratar, com simplicidade e eficácia, desconfortos comuns que possam surgir.

O uso das terapias naturais é benéfica em todo o período perinatal: na gestação (a partir da 12a semana) e preparação para o nascimento; durante o trabalho de parto para o manejo natural da dor, na recuperação pós-parto e adaptação familiar a esta nova fase da vida e, ainda, nos cuidados iniciais do bebê. O parceiro também beneficia-se em ser incluído na rotina de cuidados terapêuticos!

Entretanto, as terapias naturais complementares devem ser utilizadas com muito critério e cautela: enquanto algumas práticas precisam ser adaptadas às gestantes, outras são totalmente contra-indicadas. Desta forma, é indispensável que sejam realizadas por um profissional qualificado e experiente.

Clique nas imagens abaixo e conheça melhor cada uma das terapias naturais que oferecemos:

terapias naturais complementares
 HIDROTERAPIA é o conjunto das técnicas que empregam a água com fins terapêuticos. As aplicações de água sobre a pele provocam uma resposta local sob a circulação sanguínea, devido a grande capacidade de armazenar e transmitir estímulos térmicos (frio e calor), e, por via reflexa, através do sistema nervoso, uma resposta profunda em nível de músculos, órgãos e circulação geral, contribuindo para o relaxamento a manutenção da saúde. Recursos: Banhos totais ou parciais, duchas, compressas, exercícios aquáticos. Já o Watsu, trata-se de uma terapia corporal aquática que une movimentos de alongamento a massagem, realizada dentro de piscinas de água aquecida. Por meio de movimentos suaves e rítmicos aplicados pelo terapeuta, promove profunda sensação de bem-estar, relaxamento mental e emocional, além de aumento da flexibilidade e regulação do tônus muscular.
 FLORAIS DE BACH são extratos líquidos, obtidos a partir de plantas silvestres, que auxiliam o equilíbrio emocional. Considerada uma forma de Medicina vibracional, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde desde 1976 e constitui uma abordagem integrativa do ser humano. Entende as doenças do corpo físico como desequilíbrios iniciados em níveis energéticos mais sutis. Dentre suas diversas indicações, incluem-se medos, preocupações, ansiedades, desânimo, traumas, entre outros. Recursos: Questionários, imagem das plantas, escuta terapêutica, auto-conhecimento.
 YOGA é união. Corpo, mente e alma em um continuo único. Utiliza-se de algumas práticas como asanas (posturas) e pranayamas (técnicas de respiração), que objetivam o preparo físico das gestantes, reconhecimento e consciência corporal, promovendo aumento da disposição e energia para atividades do dia-a-dia e bom condicionamento para o parto. Recursos: Posturas, alongamentos, movimentos espontâneos e dirigidos, exploração do corpo.
 MASSOTERAPIA baseia-se na manipulação de músculos e tecidos. Esta prática milenar desencadeia, através do toque, reações do Sistema Nervoso como alívio da dor, relaxamento muscular e conforto emocional. Estimula a circulação de sangue e linfa, removendo toxinas e oxigenando as células. É empregada com êxito por muitas culturas como meio de promover e restaurar a saúde. Recursos: Massagem Clássica (adaptada para gestantes), Instruções de Automassagem e Shantala.
 A FITOTERAPIA trata-se do uso de plantas medicinais com fins terapêuticos. É uma das formas de tratamento e prevenção mais antigas que se conhece, aprendido através da experiência instintiva e transmitido culturalmente. Na atualidade conta com respaldo científico por meio da comprovação da ação terapêutica de seus componentes químicos (precursores dos medicamentos alopáticos). São empregadas plantas inteiras ou parte delas: folhas, flores, ervas, sementes, raízes e/ou cascas. Recursos: Chás, tinturas, cremes, loções, pomadas, cápsulas, banhos, inalações, compressas, unguentos e cataplasmas.
 A MEDITAÇÃO é parte integrante de uma ampla filosofia de vida, com raízes em tradições milenares do Oriente (Índia, China, Tibete), a prática se popularizou no Ocidente nas últimas décadas. A meditação oferece inúmeros benefícios a seu praticante. Serve-se da capacidade de indução a estados de relaxamento profundo. É possível acalmar a mente por meio da prática constante. Recursos: Meditação dirigida, meditação passiva, técnicas de concentração e exercícios respiratórios.
 AROMATERAPIA é o nome do conjunto de aplicações terapêuticas que utilizam óleos essenciais puros (OE) de plantas aromáticas. Atuam na prevenção e tratamento de desequilíbrios, agindo nos níveis físico, emocional e mental. Cada óleo essencial possui diferentes propriedades e suas indicações variam de acordo com as substâncias químicas presentes. Recursos: Difusão, inalação e vaporização, massagens, banhos, escalda-pés e compressas.
 CROMOTERAPIA é o uso da luz e das cores com propósito terapêutico. É uma forma de tratamento bastante antiga e intuitiva. Esta terapia utiliza a vibração energética das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético do ser humano. A frequência específica de cada uma das sete cores age por ressonância nos campos e pontos energéticos do corpo. Recursos: Luzes e Cristais.
 ARTE. As atividades artísticas têm sido um recurso terapêutico cada vez mais frequente na área da saúde. A terapêutica criativa e expressiva é um processo que tem como finalidade conectar os mundos consciente e inconsciente do indivíduo, através de sua simbologia. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arte Integrativa em uma técnica especial. Recursos: Pintura, desenho, dança, música, visualização criativa, entre outros.